Governador de SP inaugura ambientes AptaHub
Ecossistema de inovação de São Paulo ganhará 7 novos espaços para o desenvolvimento de startups com foco no agro
O AptaHub, rede de ambientes e inovação com foco no agro, inaugurou em 22 de novembro o AptaHub Gramado e o AptaHub Itapura, ambos localizados em Campinas. Esses são os primeiros de uma série de seis espaços, que se juntam ao já inaugurado Escritório de Inovação, criados para promover a cultura de inovação e ampliar a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista e nacional, garantindo a segurança alimentar e o desenvolvimento científico e tecnológico. A iniciativa é realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, com execução do Cietec e coexecução Wylinka e ImpactHub.
O lançamento reuniu representantes do poder público, diretores de NITs e dos Institutos vinculados à APTA, empreendedores, pesquisadores, representantes de empresas e instituições parceiras. Na ocasião, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, participam da solenidade de descerramento das placas dos ambientes AptaHub Gramado e AptaHub Itapura. Logo após, foram conherecer as instalações do AptaHub Itapura.
A APTA busca, com isso, integrar ainda mais as atividades das sete Instituições de Pesquisa – Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Instituto de Zootecnia (IZ) e APTA Regional- , além de estimular a relação com a iniciativa privada, acelerando processos inovadores que beneficiem os setores do agronegócio paulista e nacional.
“A Agência busca alinhar-se às tendências internacionais de maior integração interinstitucional e interação com a iniciativa privada. Com a criação do AptaHub, abrimos um novo campo de oportunidades para que projetos inovadores possam ser desenvolvidos de forma conjunta, integrando a comunidade acadêmica, atores privados e instituições públicas, visando à criação de negócios de base tecnológica ou com cunho inovador. Este é um arranjo inovador no ecossistema, mas sem dúvidas trata-se de um caminho próspero que permite o avanço tecnológico, ganhos de produtividade, além de ser fundamental para gerar conhecimento, desenvolvimento e resiliência no agro,” esclarece o coordenador da APTA, Carlos Nabil Ghobril.
Os espaços colaborativos e de interação entre atores locais e o ecossistema para desenvolvimento de novos negócios no agro estão localizados nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Santos. O foco está em apoiar e fomentar soluções tecnológicas e intensivas em conhecimento do setor (agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, alimentos, indústrias e setores correlatos).
Estrutura – Modernos e inspiradores, os novos ambientes de inovação foram projetados para promover o empreendedorismo, a criatividade e a transformação do agro. Os espaços vão abrigar, inicialmente, 28 startups e projetos selecionados em edital para o Programa de Residência AptaHub. As iniciativas intensivas em conhecimento de base tecnológica, as chamadas deeptechs, vão poder acessar 298 posições fixas, 8 espaços colaborativos de coworking, 7 espaços de descompressão, 6 áreas para realização de eventos e um laboratório multiusuário disponíveis para uso.
Além dos espaços físicos, o Programa de Residência AptaHub vai impulsionar as soluções tecnológicas, por meio de mentorias, direcionamentos estratégicos, eventos, workshops, benefícios e conexões entre pessoas de diversas áreas, organizações do ecossistema de CT&I do agronegócio e Institutos de Pesquisa.
As empresas e projetos selecionados poderão usufruir das atividades programáticas e das instalações dos Espaços de Inovação do AptaHub, gratuitamente, até 30 de julho de 2024.
AptaHub – AptaHub é uma rede de ambientes de inovação de excelência que conecta pessoas e soluções inovadoras com foco no agro. O objetivo é fomentar o ecossistema de inovação do Agro e apoiar as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), a construir pontes, ampliando a conexão entre institutos, pesquisadores, empreendedores e grandes empresas, sempre com o objetivo de gerar valor para o setor.
O AptaHub é fruto de um Chamamento Público capitaneado pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das sete ICTs que compõem a APTA – Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional -, sendo executado por três OSCs que atuam em rede: Cietec, Impact Hub e Wylinka. Juntas, as três organizações somam mais de 50 anos de experiência, presença internacional e nacional, em todos os estados do Brasil. São responsáveis pelo apoio a mais de 3700 soluções de base tecnológica, e mais de 50 instituições de inovação, captação de mais de R$ 200 milhões em recursos de fomento e subvenção às empresas apoiadas e concessão de mais de 49 patentes.
Ao longo do termo de colaboração, a execução de programas de formação de pesquisadores e empreendedores no uso de ferramentas ágeis, temáticas de inovação e empreendedorismo; parcerias e projetos para estimular a cooperação dos institutos com o setor produtivo; auxiliar na captação de recursos financeiros; promover eventos de mobilização do ecossistema de inovação; apoio e o lançamento de ambientes físicos e virtuais, entre diversos outros pontos voltados a fazer com que o conhecimento produzido nas instituições de pesquisa chegue à sociedade.