Cacaus Biocosméticos
Fundada pelo pesquisador Fábio Santos, a startup desenvolveu metodologia pioneira para transformar resíduos de cacau em biocosméticos com alto poder antioxidante, anti-inflamatórios e antimicrobianos.
E também ganhos socioambientais. A startup diminui o impacto ambiental da produção de cacau e chocolate ao usar resíduo como matéria-prima, evitando a emissão de CO2 gerado pela queima de casca de cacau para descarte. Outra vantagem ambiental é que os produtos são biodegradáveis e, ao contrário daqueles que possuem derivados de petróleo em sua formulação, não contaminam água e solo ao descer pelo ralo nas cidades grandes.
A Cacaus também atua para aumentar a renda de produtores de agricultura familiar do Sul da Bahia, que vendem a matéria-prima dos biocosméticos.
A linha de produtos inclui loção corporal, creme facial e de mão. Em 2023, a empresa trabalha no desenvolvimento de sérum facial, água micelar e uma linha capilar.
Por seu trabalho, a Cacaus já foi reconhecida com os prêmios Startup do Futuro, Destaque da Fundação Cargill e Cacau Conecta Agtech.